Todos falam mas poucos sabem: afinal, O QUE É ISO?

A ISO – International Organization Standardization -, é uma organização internacional de normalização. Criada em 1947, por um grupo de países que se reuniu para facilitar as relações comerciais internacionais a partir do desenvolvimento de padrões que contribuíssem para oferecer garantia de qualidade a seus produtos.

A organização foi crescendo ao longo dos anos, hoje tem mais de 170 países associados a ela, dentre eles o Brasil, que é representado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ISO já aprovou mais de 22.000 padrões, ou normas, de compatibilidade técnica internacional, sobre a qualidade do ar, da água e do solo; emissões de gases e radiações; aspectos ambientais dos produtos, enfim, sobre os mais diversos e importantes requisitos de interesse mundial, todos reconhecidos por serem sólidos graças ao envolvimento e participação de especialistas estabelecidos globalmente, comitês técnicos, organismos internacionais associados e organizações cooperadas. São mais de 200 Comitês atuando globalmente no desenvolvimento e aprimoramento de padrões.

É importante destacar que através desta tão conceituada e renomada organização, a ISO, padrões técnicos são criados para proteger a saúde do planeta e das pessoas; trazer benefícios econômicos; ajudar reguladores e governos a desenvolver uma melhor regulamentação; colaborar para que organizações públicas e privadas melhorem seu desempenho  e alcancem seus objetivos, dentre outros tantos benefícios gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *