CERTIFICAÇÃO, o diferencial competitivo para sua empresa

É muito comum ouvirmos falar de empresas, produtos, serviços, processos que foram certificados.  Também, há grande curiosidade em se entender os objetivos, benefícios e vantagens da Certificação.

O tema de hoje trata da Certificação, em especial as certificações em padrões da organização ISO.

O QUE é certificação?

Certificação é um atestado de conformidade, que evidencia o atendimento a requisitos específicos de uma Norma, de acordo com padrões setoriais. Através dela, é possível a obtenção de Certificados reconhecidos nacional ou internacionalmente, que asseguram maior credibilidade e confiança para as empresas que os conquistam.

A opção por se obter um Certificado pode ocorrer como uma escolha da própria organização, em razão dos inúmeros benefícios daí decorrentes; mas, é muito comum que a obtenção de um certificado ocorra de forma compulsória quando, para produzir, comercializar ou desenvolver uma atividade específica, é obrigatório o atendimento aos requisitos de uma norma.

Os procedimentos para a certificação de uma organização se iniciam, de um modo geral, com a adequação dos processos internos – de forma que atendam aos requisitos normativos -, e culminam com auditorias que verificam a conformidade desses processos. Tomemos como exemplo a certificação na ISO 9001: a organização desenvolve e implementa o seu Sistema de Gestão da Qualidade e, através de auditorias internas e externas, é realizado o processo de verificação, para encontrar evidências objetivas de que o sistema implementado pela empresa está em conformidade com todos os requisitos desta norma.

PORQUE Certificar?

Mesmo que de forma compulsória, é muito importante que as empresas enxerguem os inúmeros benefícios decorrentes de uma certificação. A melhoria contínua dos processos, os resultados de desempenho, o aumento da competitividade, com consequente aumento da lucratividade, são apenas alguns pontos que aqui destacamos. Cada Norma tem seus próprios benefícios e, de uma forma abrangente, com certeza empresas certificadas sempre estarão à frente de seus concorrentes no mercado.

ORGANISMOS Certificadores

Após estar tudo pronto para a certificação, é hora de escolher uma empresa especializada, para realizar a avaliação do produto, serviço, atividade ou sistema, a ser certificado. Essa empresa é chamada de Organismo Certificador.

No mundo todo há organismos certificadores de grande credibilidade, a maioria com atuação global e com um quadro de auditores especializados para atender as demandas de quaisquer áreas de atuação, seja na indústria, comércio ou prestação de serviços.

Gostou deste post? Se quiser saber mais à respeito, FALE CONOSCO! Estamos à disposição para atendê-lo no que nos for possível.

contato@aptaqualidade.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *