A ISO 9001 estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade e é a única norma na família ISO 9000 que pode ser certificada. Pode ser utilizada por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu ramo de atividade. Na verdade, existem mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países com certificação ISO 9001.
Este padrão é baseado em uma série de princípios de gestão da qualidade, incluindo um forte foco no cliente, a motivação e implicação da alta administração, a abordagem do processo e a melhoria contínua. O uso da ISO 9001 ajuda a garantir que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade o que, por sua vez, traz muitos benefícios comerciais.
Para organizações que buscam melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e atender às expectativas de seus clientes de maneira consistente, a ISO tem uma resposta. Abordando vários aspectos do gerenciamento da qualidade e contendo alguns dos padrões mais conhecidos da ISO, a família ISO 9000 é um conjunto de normas que pode auxiliar muito os gestores das organizações públicas e privadas, na melhoria de seus processos.
ISO 9001 é uma norma que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Ajuda empresas e organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação do cliente.
É muito complicado?
Não. ISO 9001 pode parecer difícil inicialmente, mas os conceitos por trás do padrão são muito simples. Os sete princípios de gestão de qualidade são um bom lugar para começar e será de grande ajuda quando se trata de definir um sistema de gestão de qualidade.
Não é privilégio de um grande negócio?
Não. A Certificação na ISO 9001 pode ser conquistada por qualquer organização, independentemente de tamanho ou tipo. Embora as pequenas empresas não tenham uma equipe dedicada para a qualidade, elas ainda podem desfrutar dos benefícios de sua implementação. Dicas para pequenas empresas podem ser encontradas no site www.iso.org.
Não é um documento antigo projetado para o caminho dos negócios que funcionaram na década de 1990 ?
Publicado pela primeira vez em 1987, a ISO 9001 realmente existe há muitos anos, mas é atualizada regularmente para garantir que permaneça relevante para o ambiente de negócios atual.
Em sua versão mais recente, a ISO 9001: 2015 incorporou novos elementos como um foco mais forte sobre as partes interessadas e o contexto mais amplo de uma organização para atender às necessidades em evolução de negócios modernos.
O padrão é projetado para ser flexível o suficiente para uso por diferentes tipos de organizações. Por este motivo, não especifica como os objetivos relativos à “qualidade” ou “atender às necessidades do cliente” deveriam ser.
Em vez disso, exige que cada organização defina como esses objetivos serão alcançados e que continuamente melhorem seus processos a fim de alcançá-los.
As normas ISO tem um preço acessível e podem ser adquiridas, no Brasil, através da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é a representante da ISO no país, ou através do site da ISO Store.
Obter a certificação para as normas ISO incorrerá em um custo extra que pode variar de acordo com o organismo de certificação escolhido no país em que está baseado: a ISO – International Standardization Organization – não realiza certificação.
As empresas também podem decidir pela contratação de consultoria externa, para auxiliá-las na implantação de seu sistema de gestão da qualidade, o que ocorre com muita frequência, pois agilizam as atividade e oferecem muitos conhecimentos.
Não é só para fabricantes?
Não, o padrão pode ser usado por qualquer organização, incluindo provedores de serviços como escritórios de advocacia, cartórios, hospitais, bancos ou universidades. Na verdade, em sua mais recente versão a ISO 9001 inseriu com maior clareza o conceito de “serviços”, que nas edições anteriores estavam muito associados a produtos.
Texto extraído do site oficial da ISO – www.iso.org